Anúncios

Moedas tempo
Fonte: Google

As opções de investimentos a longo prazo fascinam e atraem muitos, se não todos, investidores. A característica mais atraente dessa opção de investimento é que ela geralmente oferece alguns dos maiores retornos no mundo dos investimentos.

Os títulos de longo prazo, por exemplo, geralmente oferecem retornos mais altos do que os títulos com períodos de vencimento mais curtos. Da mesma forma, CDBs (Certificado de Depósito Bancário) com prazos mais longos geralmente oferecem taxas de juros mais altas. Assim, as opções de investimento de longo prazo costumam ser a escolha preferida dos investidores. Mesmo os investidores que normalmente (ou principalmente) investem apenas em opções de investimento de curto prazo podem tentar alocar uma parte de seus fundos para investimentos de longo prazo, a fim de se beneficiar dos retornos mais altos disponíveis.

Os investimentos de longo prazo também podem gerar certos incentivos fiscais. Os ganhos de investimentos de curto prazo geralmente são tributados a taxas mais altas, enquanto certos investimentos de longo prazo podem não ser tributados de todo ou podem ser tributados a taxas mais baixas. Os governos geralmente oferecem descontos de impostos em investimentos de longo prazo, a fim de incentivar esses investimentos. A razão para isso é que esses investimentos podem levar a uma maior atividade econômica no país, maior crescimento econômico, etc.


Anúncios

Se você é fascinado por investimentos de longo prazo, veio ao lugar certo. Neste artigo, descreveremos tudo de forma rápida e simples sobre o que é um investimento de longo prazo, como investir a longo prazo etc.

Opções comuns de investimentos a longo prazo

Em geral, qualquer investimento realizado por um período superior a 2 ano é considerado um investimento de longo prazo. Assim, uma ampla gama de opções de investimento é classificada como investimento de longo prazo. Vejamos agora algumas das opções de investimento de longo prazo mais populares.

Capital próprio

Trader ações
Fonte: Google

Investir no mercado de ações é uma das opções de investimento de longo prazo populares mais comuns. Muitos de nós já ouvimos histórias de investidores iniciantes investirem em empresas como Apple, Microsoft etc. se tornarem milionários quando essas empresas se estabeleceram. Embora alguns investidores em ações possam ter um horizonte de investimento de curto prazo (eles podem comprar algumas ações com a intenção de vendê-las em um ano), a maioria dos especialistas sugere que o investimento na bolsa de valores deve ser feito com um horizonte de investimento de pelo menos 10 anos. A razão para isso é que, no curto prazo, pode haver flutuações no mercado, o que pode levar a retornos mais baixos (ou até perdas em alguns casos).


Anúncios

Ações a longo prazo

A longo prazo, espera-se que as empresas bem geridas produzam bons retornos, acredita-se que as flutuações de curto prazo não teriam muito impacto a longo prazo no desempenho das ações de boas empresas. Assim, o investimento em ações é uma opção altamente preferida para investimentos de longo prazo.

Embora os investimentos em ações possam certamente gerar retornos altos, outra característica atraente da participação é que ela oferece aos investidores muita flexibilidade. Assim, investidores com muitos tipos diferentes de metas de investimento descobrem que o patrimônio pode desempenhar um papel importante em sua carteira de investimentos. Consequentemente, os investidores aplicam muitos tipos diferentes de estratégias ao investir em ações. Vamos dar uma olhada rápida em algumas dessas estratégias.

Primeiro de tudo, a maioria dos investidores compra ações de uma empresa com a expectativa de que as ações ganhem valor ao longo de um período de tempo. Assim, espera-se que a venda das ações em um estágio posterior produza lucros. Além disso, as empresas lucrativas costumam pagar dividendos aos acionistas. Esses dividendos podem ser uma fonte adicional de receita (e ganhos). Assim, muitos investidores que buscam renda fixa de seus investimentos também compram ações.


Anúncios

Muitos investidores pesquisam ações com preços abaixo do preço de indústrias maduras (indústrias antigas). Tais empresas (e indústrias) podem não ter muito crescimento rápido, isto é, crescimento a curto prazo. Mas, a longo prazo, espera-se que essas ações ganhem valor e gerem bons lucros. Os investidores que seguem essa estratégia geralmente têm um horizonte de investimento de até 10 anos ou mais. Muitos investidores lendários que utilizam esse método de investimento atribuem seu sucesso no mundo dos investimentos a essa estratégia.

Indústrias do sol

Muitos investidores procuram retornos mais rápidos nos mercados de ações. Esses investidores costumam investir em novas empresas e “indústrias do sol” que são relativamente novas e que devem ter bom desempenho em um futuro próximo. (Por exemplo, pode-se dizer que algumas empresas de tecnologia da informação fazem parte das indústrias do sol.) Em muitos casos, esses investidores podem comprar ações de uma empresa, mesmo que a empresa esteja com prejuízos. Nesses casos, os investidores esperam que a empresa se torne lucrativa em um futuro próximo ou possa arrecadar mais dinheiro em um futuro próximo e, portanto, continuará crescendo rapidamente até que se torne lucrativa.

Alguns investidores do mercado de ações investem apenas em ações de empresas maiores. Acredita-se que essas empresas sejam bem estabelecidas e seguras, com uma equipe de gerenciamento que se provou. Espera-se que essas empresas ofereçam retornos um pouco menores. No entanto, eles são vistos como investimentos seguros e, portanto, são considerados uma boa opção para investidores que buscam proteger seu capital.


Anúncios

Muitos investidores do mercado de ações buscam investir em empresas menores bem gerenciadas (esses investidores podem ficar longe de empresas grandes e bem estabelecidas ou podem alocar apenas uma pequena parte de seu portfólio de investimentos a essas empresas). Esses investidores esperam que as empresas menores provavelmente cresçam mais rapidamente do que as empresas maiores. Assim, eles esperam que essas empresas produzam retornos mais altos (e superem os índices de mercado).

Fundos de ações

Finalmente, os fundos mútuos (fundos de ações) oferecem outra boa maneira de investir na bolsa de valores. Esses fundos normalmente investem em ações de muitas empresas diferentes. Os fundos mútuos oferecem muita flexibilidade aos investidores. Alguns fundos de investimento investem apenas em empresas maiores, enquanto outros investem apenas em empresas menores. Fundos mútuos investem apenas em setores específicos (ou seja, indústrias específicas), enquanto outros podem ter como alvo um grupo seleto de indústrias. Alguns fundos mútuos podem ter como alvo ações seguras, enquanto outros fundos têm como alvo ações que devem gerar retornos mais altos. Existem também alguns fundos mútuos que investem em um grupo de fundos. Os fundos mútuos são gerenciados profissionalmente e, portanto, facilitam o benefício dos investidores no mercado de ações.

Mas lembre-se, com os fundos mútuos você esta terceirizando uma coisa que com estudo, dedicação e com a orientação certa você mesmo pode fazer.


Anúncios

Títulos

Essas também são uma opção de investimento muito popular entre os investidores de longo prazo. Um título é essencialmente um instrumento de empréstimo. Quando você compra um título, o preço de compra é o valor que você empresta ao emissor do título. Por sua vez, o emissor do título paga uma taxa de juros pré-determinada sobre esse montante. Os títulos têm um prazo fixo de vencimento, no final do período de vencimento, o emissor do título paga a quantia original que você pagou para comprar o título acrescido de juros. Observe que os títulos podem ser emitidos pelo governo central (governo federal ou sindical) ou por órgãos do governo local ou por entidades corporativas.

Segurança dos títulos

Títulos geralmente oferecem maior segurança do que ações. Correspondentemente, eles podem oferecer retornos mais baixos. Observe que os títulos também oferecem muita flexibilidade, também existem muitos tipos diferentes de títulos disponíveis. Assim, existem muitos títulos que oferecem menos segurança e retornos muito mais altos. Portanto, os títulos podem atrair investidores que procuram proteger seu capital e também podem atrair investidores que buscam retornos mais altos. Da mesma forma, títulos diferentes têm diferentes períodos de maturidade. Os títulos comuns podem ter prazos de vencimento de até 30 anos. Assim, os títulos também atraem investidores com diferentes horizontes de investimento.

Observe que muitos títulos também podem ser negociados em vários mercados. Assim, os títulos não precisam apenas ser uma fonte de renda fixa e sim podem gerar muitos lucros. Além disso, assim como no caso das ações, existem muitos fundos gerenciados profissionalmente que investem em títulos. Fundos diferentes que investem em títulos geralmente têm objetivos muito diferentes. Alguns fundos investem apenas em títulos mais seguros, enquanto outros investem em um mix de títulos mais seguros e títulos de maior risco (títulos com maior retorno). Alguns fundos investem apenas em títulos, enquanto outros investem em uma combinação de instrumentos, incluindo títulos. Assim, os fundos que investem em títulos oferecem muitas opções de escolha para os investidores.


Anúncios

Investimento Imobiliário

Moedas Casa
Fonte: pixabay

Muitos investidores de longo prazo (especialmente aqueles com carteiras maiores) incluem imóveis em sua carteira de investimentos. O investimento imobiliário é normalmente recomendado para investidores com horizonte de investimento mais longo. Tais investidores costumam investir em propriedades em grandes cidades. As propriedades nessas cidades geralmente geram uma boa quantia de renda (que serve como fonte de renda fixa). Também se espera que essas propriedades ofereçam uma boa valorização no valor a longo prazo.

Como alternativa, alguns investidores imobiliários procuram investir nas próximas cidades ou em novos projetos. Tais investidores geralmente esperam que seu investimento produza retornos rápidos (ou seja, valorização em um horizonte de investimento mais curto, geralmente entre 2 a 5 anos). Alguns investidores interessados ​​em imóveis podem não investir em imóveis, em vez disso, eles podem investir em ações de empresas imobiliárias. Da mesma forma, geralmente existem fundos administrados profissionalmente que investem em um grupo de projetos ou em ações de um grupo de empresas imobiliárias. Em vez de investir diretamente em imóveis, os investidores também podem investir nesses fundos.

Estas são algumas das opções de investimento de longo prazo mais comuns. Agora você entendeu essas opções e viu como investir nelas. Agora você está pronto para analisar suas metas de investimento, identificar qual delas é mais adequada às suas metas e depois tomar suas decisões de investimento.


Anúncios

Anúncios