Investimentos a CURTO PRAZO - guia de investimento – OMES

Anúncios


Anúncios

Esperando
Fonte: Pexels

As opções de investimento de curto prazo compreendem algumas das opções mais populares no mundo dos investimentos. Essas opções de investimento oferecem retornos rápidos, eles também garantem que nosso dinheiro não fique preso em um investimento por muito tempo. Assim, as opções de investimento de curto prazo geralmente podem desempenhar um papel muito útil em nosso portfólio de investimentos. 


Anúncios

Se você está entusiasmado com investimentos de curto prazo e deseja um entendimento abrangente dessas opções, estamos aqui para ajudá-lo. Neste breve artigo, descreveremos e explicaremos de forma rápida e simples as opções de investimento comuns de curto prazo e seus recursos.

O que são investimentos a curto prazo?

Geralmente, investimentos com prazo de vencimento entre 6 e 12 meses são considerados investimentos de curto prazo. Alguns especialistas incluem investimentos com prazo de vencimento de até 3 anos entre investimentos de curto prazo. Uma característica comum das opções de investimento de curto prazo é que elas podem ser prontamente (rapidamente) conversíveis em dinheiro (é por isso que algumas opções de investimento de curto prazo são categorizadas como equivalentes a caixa). Sendo assim, essas opções podem fornecer muita liquidez junto com o retorno do investimento. Em segundo lugar, esses investimentos geralmente são vistos como investimentos de baixo risco e, portanto, as opções de investimento de curto prazo podem ser uma maneira muito boa de proteger seu capital.


Anúncios

Todas as opções de investimento apresentam algum risco. Uma das maiores fontes de risco no mundo dos investimentos é a incerteza. Uma empresa que hoje é líder de mercado em seu setor pode se esforçar para sobreviver daqui a 10 anos. As empresas que ainda não iniciaram suas operações podem crescer e se tornar líderes de mercado nos próximos anos.

É possivel fazer previsões?

Na era das rápidas mudanças tecnológicas, indústrias inteiras podem desaparecer na próxima década e novas indústrias (não presentes até agora) podem substituí-las. Portanto, pode ser muito difícil prever com precisão quais investimentos de longo prazo seriam consistentemente bem-sucedidos na próxima década e quais fracassariam. Investimentos de curto prazo nos permitem reduzir drasticamente essa incerteza. Embora possa ser quase impossível prever o que aconteceria nos próximos 10 anos, é mais fácil entender o que provavelmente acontecerá nos próximos dois anos. Assim, os investimentos de curto prazo são geralmente vistos como menos arriscados do que os investimentos de longo prazo.


Anúncios

No mundo dos investimentos, existe uma regra simples sobre a relação entre risco e retorno. Quanto maior a quantidade de risco que um instrumento acarreta, maiores serão os retornos oferecidos. Da mesma forma, instrumentos de baixo risco ofereceriam retornos mais baixos. Como os investimentos de curto prazo são geralmente menos arriscados do que os investimentos de longo prazo, geralmente oferecem retornos mais baixos do que os investimentos de longo prazo. Por esse motivo, os especialistas geralmente aconselham os investidores a incluir uma combinação de investimentos de curto prazo e investimentos de longo prazo em sua carteira de investimentos. Observe que esse conselho variaria de acordo com as metas de investimento de cada investidor, bem como com a capacidade de cada investidor de assumir riscos.


Anúncios

Opções comuns de investimentos a curto prazo

Agora que você entendeu a natureza e os atributos das opções de investimento de curto prazo, deve estar interessado em conhecer as importantes opções de investimento de curto prazo. Vejamos a lista a seguir de opções de investimento de curto prazo.

Moneytime
Fonte: pixabay

Investimento em CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Essa é uma opção de investimento muito comum. Investir em Certificado de Depósito Bancário é equivalente a emprestar dinheiro ao banco. O banco, portanto, paga juros sobre o valor depositado pelo investidor. Embora o CDB seja frequentemente considerado uma das opções de investimento menos arriscada, ela também oferece retornos baixos correspondentes do investimento.


Anúncios

Observe que pode haver muitos tipos diferentes de investimentos. A poupança, por exemplo, nos fornece dinheiro pronto, podemos sacar nosso dinheiro sem aviso prévio e com poucas limitações. Essas contas fornecem retornos relativamente baixos. Já os investimentos a prazo têm períodos fixos de vencimento e geralmente não permitem que os investidores retirem seus fundos antes da conclusão do período de vencimento. Em alguns casos, eles podem permitir a retirada antecipada de fundos, mas podem aplicar certas penalidades pelo mesmo. Os investimentos a prazo geralmente oferecem taxas de juros mais altas do que a conta poupança. Observe que alguns investimentos a prazo podem ter prazos de vencimento de até cinco anos.

Depósitos Corporativos

Poupando
Fonte: Google

Estes são essencialmente muito semelhante a renda fixa. No entanto, em vez de depositar seu dinheiro em um banco, você precisa depositá-lo em uma empresa não bancária. Esses depósitos geralmente têm períodos fixos de vencimento e não podem ser sacados antes do vencimento. Esses depósitos podem oferecer retornos um pouco mais altos do que alguns outros investimentos de renda fixa.

Títulos do mercado monetário


Anúncios

Esses títulos são outro tipo de instrumentos baseados em empréstimos. Esses títulos podem ser emitidos por governos, por vários bancos, por algumas instituições financeiras não bancárias e também por grandes entidades corporativas. A característica mais importante dos títulos do mercado monetário é que eles oferecem muita segurança. Portanto, é uma opção de investimento muito boa para guardar o capital. Esses instrumentos também podem ser negociados com muita facilidade e rapidez em vários mercados dedicados especificamente a esses instrumentos. Assim, esses títulos também fornecem muita liquidez. No entanto, esses instrumentos geralmente oferecem taxas de retorno muito baixas.

Obrigações de curto prazo

Os títulos são outro tipo de instrumento comum de empréstimo. Comprar um título é equivalente a emprestar uma certa quantia em dinheiro ao emissor do título. Os títulos possuem taxas de vencimento predeterminadas e oferecem uma certa taxa de juros aos investidores. Podem ser emitidos pelo governo de um país ou por órgãos do governo local ou por entidades corporativas.

Os títulos podem ter muita variedade, alguns podem ser altamente seguros e oferecer retornos relativamente baixos, enquanto outros podem ter muito pouca segurança (e podem ter alto risco de inadimplência), mas podem oferecer taxas de retorno muito altas (até 50% a ano). Da mesma forma, alguns títulos podem amadurecer após apenas alguns anos, enquanto muitos títulos comuns podem ter períodos de maturidade de até 30 anos. Observe que os títulos de curto prazo normalmente oferecem retornos mais baixos do que os títulos de longo prazo. Alguns títulos também podem ser negociados em várias bolsas. Assim, os títulos oferecem muita variedade e, portanto, são instrumentos de investimento muito populares. Portanto, muitos investidores garantem que alocam pelo menos uma parte de seus fundos em títulos.


Anúncios

Os fundos de títulos (incluindo fundos de curto prazo) oferecem outra abordagem popular para investir em títulos. Esses fundos investem em um mix de títulos, em muitos casos em outros instrumentos. Esses fundos são gerenciados profissionalmente e, portanto, facilitam a entrada dos investidores no mercado de títulos. Os investidores que usam esses fundos não precisam decidir em quais títulos individuais desejam investir, essa decisão seria tomada pelos gerentes de fundos. Portanto, os fundos de títulos são muito atraentes para muitos investidores.

Capital próprio

Muitos investidores compram ações de várias empresas com a intenção de vender essas ações dentro de um a três anos. Portanto, investir no mercado de ações também pode ser um investimento de curto prazo para muitos investidores. Observe, no entanto, que os especialistas geralmente recomendam que os investimentos em ações de mercado sejam feitos com um horizonte de investimento de pelo menos entre 5 e 10 anos. Sugere-se que um horizonte de investimento tão longo seja necessário para maximizar as chances de obter bons retornos no mercado acionário. No curto prazo, mesmo uma empresa bem administrada pode ter um desempenho inferior e, portanto, pode não gerar bons retornos em um curto espaço de tempo.

Essas são as opções de investimento de curto prazo mais populares (mais usadas). Como vimos, muitas dessas opções oferecem alta segurança, juntamente com alguns retornos. Assim, uma combinação desses instrumentos pode fornecer boa proteção de capital, bem como liquidez e retorno em um curto período de tempo. Agora que você conhece essas opções, pode incluir algumas delas em seu portfólio de investimentos e se beneficiar delas.

Anúncios
Anúncios