Empréstimo FGTS: descubra como fazer a solicitação – OMES

Anúncios


Anúncios

empréstimo fgts
Fonte: FGTS / Caixa Econômica Federal

Sem dúvidas, o dinheiro extra em diversas situações pode ser decisivo, em especial, em emergências. Hoje em dia, em meio às soluções disponíveis no mercado, também é possível recorrer ao empréstimo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).


Anúncios

Com uma taxa de juros atrativa e simplicidade no processo, é mais uma forma para que as pessoas físicas tenham maior praticidade na contratação desse tipo de serviço. A seguir, confira mais informações.

O que é o empréstimo FGTS?

O empréstimo FGTS condiz com uma forma de crédito que atende pessoas físicas que escolheram o Saque de Aniversário do FGTS. Além disso, essas pessoas também devem ter a CAIXA como indicação da consulta dos saldos do benefício.


Anúncios

De uma forma mais precisa, é a antecipação da quantia de saque disponível no mês do aniversário. Qual é o papel do saldo do FGTS nesse cenário? Basicamente, sua aplicação ocorre como um meio de garantia no processo, o que torna a contratação mais ágil.

Entenda como funciona

Naturalmente, nesse cenário a compreensão de diferentes pontos do empréstimo FGTS é crucial para garantir que essa solução seja a mais compatível para atender a sua necessidade. Há possibilidade de que até 3 anos do saque do FGTS sofram antecipação para a obtenção do empréstimo. 


Anúncios

No entanto, é importante abordar que o interessado deve ter atenção a alguns fatores. Por exemplo, a data do crédito referente ao ano anterior não pode estar acima do limite de 999 dias a partir do contrato.

Em relação a quantia, o mínimo é de R$ 2.000,00 com soma a partir do valor dos três saques de aniversários que podem sofrer antecipação. Observe que, a menor quantia por ano é de R$ 300,00.

Para quem tem dúvidas sobre a incidência de impostos, assim como outras operações que envolvem crédito comercial, há cobrança de IOF. Não se esqueça de sempre conhecer o CET (Custo Efetivo Total) dos serviços contratados para evitar frustrações.


Anúncios

Já em relação ao saldo do FGTS, o valor disponível tem aplicação como base de cálculo do crédito do empréstimo. Dessa forma, uma vez que sua finalidade é a garantia, tem submissão ao bloqueio.

Outro ponto importante nesse cenário, é que caso o cliente queira quitar os contratos da antecipação, será preciso que ocorra a partir de recursos próprios, pois nesse caso não é possível aplicar o valor da conta que tem vínculo com o FGTS.

Ainda mais, quando ocorre o pagamento antecipado, o desbloqueio leva até 5 dias úteis e o cliente pode utilizar o aplicativo do FGTS para acompanhar o processo.


Anúncios

Quais são as vantagens do empréstimo FGTS?

empréstimo fgts
Fonte: freepik

É crucial conhecer os benefícios dos serviços antes de contratá-los, afinal, é um modo de ter mais segurança. Em relação ao empréstimo FGTS, vale citar diversos pontos, tais como:

  • Não há necessidade de aguardar a data do Saque Aniversário para obter o recurso;
  • Possibilidade de antecipação de até 3 parcelas;
  • Sem exigência de aval ou avaliação de risco de crédito;
  • Uma das taxas de juros mais baixas do mercado quando se fala em crédito comercial;
  • Sem prestação mensal.

Anúncios

Para compreender melhor o último item, é válido abordar que ao antecipar o saque, o empréstimo terá quitação em apenas uma parcela. Isso ocorre porque ocorre o uso do valor que teria direito ao Saque Aniversário, logo, não há necessidade da aplicação da sua renda para pagar todo o mês as parcelas.

Fatores como esses reforçam as informações apontadas no decorrer do texto a respeito da praticidade que os clientes podem encontrar ao recorrer a esse serviço. No entanto, para usufruir de fato desses benefícios, é importante ter atenção a todas as condições e à sua situação na CAIXA, além de garantir o uso consciente do empréstimo.

Como contratar o empréstimo?

Em primeiro lugar, quando se fala da contratação, vale citar que é necessário ser emancipado ou maior de 18 anos com CPF em situação regular. Além disso, há necessidade de ser cliente CAIXA, seja com conta corrente ou poupança.


Anúncios

Ainda mais, conforme foi possível notar no decorrer do texto, a agilidade e simplicidade são dois aspectos marcantes nesse tipo de contratação. Isso porque todo o processo tem chances de efetivação por meio do Internet Banking.

Na plataforma, o interessado tem a chance de realizar a simulação, contratação e usar o saldo. Há possibilidade de recorrer ao aplicativo ou site do FGTS, onde também é possível fazer a consulta dos valores.

No entanto, vale a pena observar que algumas situações podem inviabilizar a contratação por certo tempo ou dia. É algo que ocorre especialmente quando há uma movimentação em curso, como outra modalidade de fluxo de saque ou ajuste de saldo.

Caso ocorra qualquer problema, é crucial recorrer à central de atendimento da CAIXA para que a situação tenha uma solução o mais rápido possível.

Anúncios
Anúncios