Coronavírus e aposentadoria – OMES

Anúncios


Anúncios

Coronavírus aposentadoria
Fonte: pixabay

Há muita coisa acontecendo, e os investidores e poupadores podem usar toda a orientação que puderem obter. À medida que navegamos no surto de coronavírus, uma nova pesquisa mostra que os brasileiros estão mais preocupados com suas finanças do que com sua saúde e obviamente sua aposentadoria.


Anúncios

Nesse sentido, a bolsa de valores pode estar alimentando essa preocupação agora. As ações atingiram recordes em fevereiro deste ano, desde então elas caíram mais de 30%. A volatilidade decorre devido a temores de uma desaceleração econômica global causada pela pandemia de coronavírus. Os investidores também estão reagindo a uma guerra de preços do petróleo, cortes emergenciais nas taxas de juros, o fechamento temporário de escolas e empresas e notícias vindas do planalto sobre o plano do governo de combater a disseminação do COVID-19. Tudo isso está causando preocupação com nossas finanças pessoais e nossa futura aposentadoria.


Anúncios

Com isso em mente, vamos dar uma olhada em algumas perguntas comuns que os planejadores financeiros em todos os lugares estão respondendo agora.

Devo me preocupar com a volatilidade do mercado ?

Investir também é controle das nossas emoções. É comum sentir-se ansioso e preocupado quando o mercado de ações cai, fazendo com que alguns investidores vendam. Embora você possa ter uma perda no papel, ela não é percebida até você tomar uma ação e vender. O velho ditado, compre na baixa e venda na alta, ainda é válido. Agora não é hora de vender. De fato, para os investidores mais jovens, pode ser a hora de comprar, ou pelo menos manter o curso. Não deixe suas emoções direcionarem suas decisões de investimento.


Anúncios

Acima de tudo, em vez disso, concentre-se em seus objetivos de longo prazo. Se você não possui um plano financeiro, agora é a hora de encontrar um consultor financeiro que pode ajudá-lo a definir metas de economia para a aposentadoria e criar um plano para alcançá-las. Tire um tempo para fazer perguntas ao seu consultor para entender seu plano. É muito mais fácil sentir-se calmo e confiante durante momentos de incerteza, se você entender como o seu plano está configurado vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Estamos indo para uma recessão?

Por definição, uma recessão representa dois ou mais quartos da atividade econômica negativa. É normal que o mercado de ações sofra altos e baixos, e alguns economistas estão prevendo que entraremos em recessão nos próximos meses. No entanto, a história prova que o mercado de ações se recuperará após uma recessão. Levou pouco mais de cinco anos para o mercado se recuperar completamente após a Grande Recessão, que levou ao maior mercado em alta já registrado, de março de 2009 a março de 2020. Investidores que permaneceram no curso e mantiveram dinheiro no mercado durante esse tempo colheu as recompensas.


Anúncios

O que devo fazer com o meu dinheiro da aposentadoria?

Fonte: pixabay

Uma das melhores coisas a fazer agora é ignorar seu equilíbrio. Verificar seu saldo diariamente ou semanalmente durante períodos de volatilidade do mercado só aumentará suas preocupações. Em vez disso, dê uma olhada na sua conta e descubra o que você possui. Seu portfólio deve ser diversificado e ter o risco apropriado para a sua idade e o quão perto você está da aposentadoria. Considere a regra de 100: subtraia sua idade de 100 e essa é a porcentagem de sua conta que deve ser exposta a investimentos mais arriscados, como ações. O resto deve estar em investimentos mais seguros. Por exemplo, se você tem 60 anos, 40% pode ser exposto a riscos e os outros 60% devem estar em investimentos mais seguros, esta é uma regra de ouro. Trabalhe com seu consultor financeiro para reequilibrar seu portfólio à medida que envelhece.


Anúncios

O que o governo federal está fazendo para ajudar na aposentadoria?

Novos números mostram que até 10 milhões de trabalhadores terão impacto em seus salários, à medida que restaurantes e outras empresas sofrem com o surto de coronavírus. Como resultado, o governo federal está trabalhando em um pacote de estímulo para ajudar a aliviar os encargos financeiros e estabilizar a economia. Nos Estados Unidos (EUA), por exemplo, o Departamento do Tesouro propôs o envio de cheques aos americanos a partir do início de abril. O valor proposto é de US $ 1.000 por adulto e US$ 500 por criança, o que significa que uma família de quatro pessoas pode receber US$ 3.000. A proposta prevê a realização de uma segunda rodada de verificações em maio, se necessário. O Congresso e o Presidente Trump estão trabalhando em uma série de propostas para ajudar pequenas empresas, companhias aéreas e outros setores mais afetados pela pandemia de coronavírus.


Anúncios

Resumindo, nossas vidas foram impactadas muito além de nossas finanças, e é comum sentir ansiedade agora. Se você pode controlar uma coisa, é o seu plano de aposentadoria. Um plano sólido ajudará você a se sentir mais seguro enquanto atravessamos a montanha russa da bolsa de valores.

Anúncios
Anúncios