
Há muita coisa acontecendo, e os investidores e poupadores podem usar toda a orientação que puderem obter. À medida que navegamos no surto de coronavírus, uma nova pesquisa mostra que os brasileiros estão mais preocupados com suas finanças do que com sua saúde e obviamente sua aposentadoria.
Nesse sentido, a bolsa de valores pode estar alimentando essa preocupação agora. As ações atingiram recordes em fevereiro deste ano, desde então elas caíram mais de 30%. A volatilidade decorre devido a temores de uma desaceleração econômica global causada pela pandemia de coronavírus. Os investidores também estão reagindo a uma guerra de preços do petróleo, cortes emergenciais nas taxas de juros, o fechamento temporário de escolas e empresas e notícias vindas do planalto sobre o plano do governo de combater a disseminação do COVID-19. Tudo isso está causando preocupação com nossas finanças pessoais e nossa futura aposentadoria.
Com isso em mente, vamos dar uma olhada em algumas perguntas comuns que os planejadores financeiros em todos os lugares estão respondendo agora.
Devo me preocupar com a volatilidade do mercado ?
Investir também é controle das nossas emoções. É comum sentir-se ansioso e preocupado quando o mercado de ações cai, fazendo com que alguns investidores vendam. Embora você possa ter uma perda no papel, ela não é percebida até você tomar uma ação e vender. O velho ditado, compre na baixa e venda na alta, ainda é válido. Agora não é hora de vender. De fato, para os investidores mais jovens, pode ser a hora de comprar, ou pelo menos manter o curso. Não deixe suas emoções direcionarem suas decisões de investimento.
Acima de tudo, em vez disso, concentre-se em seus objetivos de longo prazo. Se você não possui um plano financeiro, agora é a hora de encontrar um consultor financeiro que pode ajudá-lo a definir metas de economia para a aposentadoria e criar um plano para alcançá-las. Tire um tempo para fazer perguntas ao seu consultor para entender seu plano. É muito mais fácil sentir-se calmo e confiante durante momentos de incerteza, se você entender como o seu plano está configurado vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Estamos indo para uma recessão?
Por definição, uma recessão representa dois ou mais quartos da atividade econômica negativa. É normal que o mercado de ações sofra altos e baixos, e alguns economistas estão prevendo que entraremos em recessão nos próximos meses. No entanto, a história prova que o mercado de ações se recuperará após uma recessão. Levou pouco mais de cinco anos para o mercado se recuperar completamente após a Grande Recessão, que levou ao maior mercado em alta já registrado, de março de 2009 a março de 2020. Investidores que permaneceram no curso e mantiveram dinheiro no mercado durante esse tempo colheu as recompensas.
O que devo fazer com o meu dinheiro da aposentadoria?

Uma das melhores coisas a fazer agora é ignorar seu equilíbrio. Verificar seu saldo diariamente ou semanalmente durante períodos de volatilidade do mercado só aumentará suas preocupações. Em vez disso, dê uma olhada na sua conta e descubra o que você possui. Seu portfólio deve ser diversificado e ter o risco apropriado para a sua idade e o quão perto você está da aposentadoria. Considere a regra de 100: subtraia sua idade de 100 e essa é a porcentagem de sua conta que deve ser exposta a investimentos mais arriscados, como ações. O resto deve estar em investimentos mais seguros. Por exemplo, se você tem 60 anos, 40% pode ser exposto a riscos e os outros 60% devem estar em investimentos mais seguros, esta é uma regra de ouro. Trabalhe com seu consultor financeiro para reequilibrar seu portfólio à medida que envelhece.
O que o governo federal está fazendo para ajudar na aposentadoria?
Novos números mostram que até 10 milhões de trabalhadores terão impacto em seus salários, à medida que restaurantes e outras empresas sofrem com o surto de coronavírus. Como resultado, o governo federal está trabalhando em um pacote de estímulo para ajudar a aliviar os encargos financeiros e estabilizar a economia. Nos Estados Unidos (EUA), por exemplo, o Departamento do Tesouro propôs o envio de cheques aos americanos a partir do início de abril. O valor proposto é de US $ 1.000 por adulto e US$ 500 por criança, o que significa que uma família de quatro pessoas pode receber US$ 3.000. A proposta prevê a realização de uma segunda rodada de verificações em maio, se necessário. O Congresso e o Presidente Trump estão trabalhando em uma série de propostas para ajudar pequenas empresas, companhias aéreas e outros setores mais afetados pela pandemia de coronavírus.
Resumindo, nossas vidas foram impactadas muito além de nossas finanças, e é comum sentir ansiedade agora. Se você pode controlar uma coisa, é o seu plano de aposentadoria. Um plano sólido ajudará você a se sentir mais seguro enquanto atravessamos a montanha russa da bolsa de valores.