Como você pode compreender melhor seu crédito – OMES

Anúncios


Anúncios

Wallet
Fonte: Pexels / pixabay

Ouvimos muito sobre crédito, relatórios de crédito, pontuação de crédito, congelamento de crédito, monitoramento de crédito. O que tudo isso significa para você? Seu crédito é importante porque afeta sua capacidade de obter um empréstimo, moradia, seguro e muito mais. É importante compreender melhor seu crédito e entende-lo e protegê-lo.


Anúncios

Qual é o seu crédito e por que importa compreender melhor seu crédito?

Quando as pessoas falam sobre seu crédito, elas falam sobre seu histórico de crédito. Seu histórico de crédito descreve como você usa dinheiro. Por exemplo:

  • Quantos cartões de crédito você tem?
  • Quantos empréstimos você tem?
  • Você paga suas contas em dia?

Como você lidou com seu dinheiro e suas contas no passado ajudará os credores a decidir se desejam fazer negócios com você. Seu histórico de crédito também os ajuda a determinar qual taxa de juros cobrar. Por exemplo:


Anúncios

  • Se eles perceberem que você sempre paga suas contas em dia e nunca assume mais dívidas do que as que pode pagar, geralmente se sentirão mais confiantes ao negociar com você.
  • Se eles perceberem que você está atrasado em seus pagamentos ou deve mais em cartões de crédito ou empréstimos do que você pode pagar, eles podem não confiar que você os pagará de volta.

Quem se importa com seu histórico de crédito?

Credores, proprietários, companhias de seguros são alguns que podem olhar para o seu histórico de crédito. Assim também, seu histórico de crédito pode fazer uma grande diferença quando você:

  • solicitar um empréstimo ou cartão de crédito
  • alugar um apartamento
  • comprar ou alugar um carro
  • tentar obter aluguel ou seguro residencial

Anúncios

Assim como esses credores, proprietários e outras pessoas se preocupam com a forma como você lida com suas contas e outras decisões financeiras, você também pode querer se preocupar com seu crédito.

Como você sabe se seu crédito é bom?

O crédito “bom” ou “ruim” é baseado no seu histórico de crédito. Você pode descobrir como é seu histórico de crédito verificando seu relatório de crédito.

O que há no seu relatório de crédito?

Fonte: Pexels / pixabay

Anúncios

O seu relatório de crédito é um resumo do seu histórico de crédito. Os quatro principais escritórios de crédito, Boa Vista Serviços, CCF, Serasa Experian, SPC Brasil, coletam crédito e outras informações sobre você. Portanto, no seu relatório de crédito, você encontrará informações como:

  • seu nome, endereço e CPF
  • seus cartões de crédito
  • seus empréstimos
  • quanto dinheiro você deve
  • se você pagar suas contas em dia ou com atraso
  • se você pediu falência

Outras empresas pagam às agências de crédito para usar essas informações para verificar seu crédito. Eles executam uma verificação de crédito, por exemplo, antes de decidirem emprestar dinheiro, fornecer um cartão de crédito ou alugar um apartamento.

DICA: As agências de crédito devem garantir que as informações coletadas sobre você sejam precisas. Mas você deseja verificar seu relatório de crédito regularmente para ter certeza de que as informações corretas estão lá?


Anúncios

Como obter seu relatório de crédito e compreender melhor seu crédito?

Você pode obter um relatório básico de crédito gratuitamente no site do Serasa Experian, você cria seu cadastro, confirma alguns dados e e-mail e em poucos minutos você já tem acesso a lista de pendencias e ao seu score(pontuação de crédito).

O que é uma pontuação de crédito?

Uma pontuação de crédito é um número calculado com base nas informações do seu relatório de crédito. Todavia, isso ajuda a prever a probabilidade de você pagar um empréstimo e efetuar os pagamentos no vencimento. Você verá muitos sistemas de pontuação diferentes, mas a maioria dos credores usa a pontuação do Serasa Experian.

Para calcular sua pontuação de crédito, as empresas primeiro extraem informações do seu relatório de crédito, por exemplo:


Anúncios

  • quanto dinheiro você deve
  • se você pagou a tempo ou atrasado
  • há quanto tempo você tem crédito
  • quantos novos créditos você tem
  • se você pediu crédito recentemente

Em seguida, usando um programa estatístico, as empresas comparam essas informações com o comportamento de crédito de pessoas com perfis semelhantes. Com base nessa comparação, o programa estatístico atribui uma pontuação. Geralmente, as pontuações de crédito caem entre 300 e 850. Uma pontuação mais alta significa que você tem um crédito “bom” e as empresas acreditam que você é menos arriscado, o que significa que você tem mais chances de obter crédito ou seguro, ou pagar menos por isso. Uma pontuação baixa significa que você tem crédito “ruim”, o que significa que será mais difícil conseguir um empréstimo ou um cartão de crédito e é mais provável que você pague taxas de juros mais altas por crédito obtido se obtiver aprovação.

Como obter sua pontuação de crédito e compreender melhor seu crédito?


Anúncios

Algumas empresas com as quais você trabalha podem fornecer pontuações de crédito gratuitas. Outras empresas podem fornecer uma pontuação de crédito gratuita se você se inscrever no serviço de monitoramento de crédito pago. Esse tipo de serviço verifica seu relatório de crédito para você. Às vezes, nem sempre é claro que você será cobrado pelo monitoramento de crédito, portanto, se você receber uma oferta de pontuações de crédito gratuitas, verifique atentamente se está sendo cobrado pelo monitoramento de crédito.

DICA: antes de pagar qualquer quantia para obter sua pontuação de crédito, pergunte a si mesmo se precisa vê-la. Sua pontuação de crédito é baseada no que está em seu histórico de crédito, se você sabe que seu histórico de crédito é bom, será bom. Pode ser interessante saber sua pontuação, mas você pode decidir se deseja pagar para obtê-la.

Monitoramento de crédito

Serasa
Fonte: Pexels / pixabay

Um monitoramento de crédito (ou monitoramento de segurança) é uma maneira de compreender melhor seu crédito e saber quem viu seu relatório de crédito. Se você está preocupado com alguém que usa seu crédito sem permissão, como um ladrão de identidade ou um hacker após uma violação de dados, considere colocar um monitoramento no seu relatório de crédito. Um monitoramento torna mais difícil para outra pessoa abrir novas contas em seu nome.

Lembre-se sobre monitoramento de crédito:

  • Um monitoramento de crédito não afeta sua pontuação de crédito.

DICA: um monitoramento de crédito não impede que um ladrão faça cobranças em suas contas existentes. Você ainda precisa monitorar todos os extratos bancários, de cartão de crédito e de seguro quanto a cobranças ou alterações que você não autorizou.

Para colocar um monitoramento de crédito em seu CPF, entre em contato com o Serasa Experian no endereço serasaconsumidor.com.br

Corrigindo erros no seu relatório de crédito

As informações em seu relatório de crédito afetam sua capacidade de obter um empréstimo, um apartamento e muitas outras coisas importantes em sua vida. Você deseja garantir que o conteúdo do seu relatório esteja correto. Se você encontrar erros no seu relatório de crédito, a agência de crédito e a pessoa, empresa ou organização que forneceu as informações incorretas serão responsáveis ​​por corrigi-las. Mas há etapas que você precisa seguir primeiro.

  • Se o seu relatório de crédito apresentar erros, mas você não tiver sofrido roubo de identidade: primeiro informe por escrito à agência de crédito quais informações são imprecisas. Inclua cópias dos documentos que suportam sua posição. O departamento deve investigar sua reivindicação. Ele também precisa entrar em contato com a empresa que coloca as informações no seu relatório. (Por exemplo, se essas informações incorretas estiverem relacionadas à sua conta de telefone celular, a agência de crédito entrará em contato com a companhia telefônica.) Se essa empresa achar que as informações eram de fato imprecisas deverá informar as quatro agências de crédito para corrigir seu arquivo.
  • Segundo, entre em contato com a empresa que relatou as informações erradas para a agência de crédito. Faça isso por escrito. Diga a eles que você está disputando um item no seu relatório de crédito.
  • Se o seu relatório de crédito apresentar erros devido ao roubo de identidade: você poderá impedir que essas cobranças apareçam no seu relatório de crédito.
Anúncios
Anúncios