Anúncios

Saúde Brasil
Fonte: Google

À medida que o coronavírus continua a se espalhar pelo Brasil, fica mais claro a cada dia que essa pandemia pode afetar não apenas nossa saúde física, mas também financeira. O surto não apenas desencadeou uma onda de pânico social que levou as pessoas a gastarem mais do que o pânico na compra, como também iniciou uma interrupção sem precedentes no emprego e gerou muita volatilidade no mercado financeiro.

Enquanto alguns têm a sorte de ter mantido seus empregos, trabalhando remotamente em casa ou na linha de frente em setores essenciais, muitos estão sendo demitidos ou foram forçados a tirar férias sem remuneração sem data de término à vista. E assim, sem ter ideia de quando as coisas voltarão ao normal, muitas famílias no Brasil agora ficam imaginando como vão lidar financeiramente nos próximos meses.

Qual é a solução? Embora certamente não tenhamos uma solução rápida, criamos sete coisas que você pode fazer para melhorar sua saúde financeira durante esses períodos de incerteza. Desde reduzir gastos desnecessários e pagar seus cartões de crédito até entender as ferramentas que você tem disponível e encontrar ajuda quando mais é necessário, veremos o que você pode fazer no dia-a-dia para se colocar no caminho de uma empresa e ter uma melhor situação financeira e um amanhã menos estressante.


Anúncios

O que o Google diz sobre nós

google
Fonte: Google

Com o distanciamento social e o auto-isolamento se tornando a nova norma, as pessoas passam muito mais tempo em casa sozinhas. Embora não tenhamos dúvida de que os servidores da Netflix tenham se mantido ocupados nas últimas semanas, o Google também sem dúvida viu sua parte justa do aumento do tráfego e dando uma olhada nas tendências de pesquisas mais comuns mostra exatamente em que os usuários estão mais interessados.

Na Itália, enquanto o país permanece confinado, seus cidadãos parecem interessados ​​em se divertir, procurando filmes como Harry Potter e outros. No entanto, outros tópicos de tendência indicam preocupações com suas perspectivas de emprego, pois enfrentam um bloqueio indefinido, incluindo ‘cassa integrazione’ (demissões) e ‘congedo parentale straordinario’ (licença parental extraordinária).

Nos EUA, os termos mais pesquisados ​​incluíram ‘notícias de última hora’, ‘quarentena nacional’, ‘máscaras N95’, ‘toque de recolher de NJ [Nova Jersey]’ e ‘lei de marshall’, o último termo com erros ortográficos de lei marcial, usado para descrever a aquisição militar de um governo civil em condições de emergência.


Anúncios

Enquanto isso, na Indonésia, parece que, apesar do ministro da Saúde da Indonésia alegar no mês passado que a oração protegia o país do surto até agora, seus cidadãos agora estão procurando no Google conselhos mais práticos. As pesquisas incluíram ‘Protokol penanganan virus corona’ (protocolo de manuseio de coronavírus), ‘pencegahan terhadap terjangkitnya virus corona’ (prevenção de surtos de coronavírus) e ‘menjaga kebersihan diri’ (mantenha-se limpo).

E no Brasil?

De acordo com o Google, os brasileiros estão mais preocupados com questões religiosas, receitas de cozinha e financeiras, com termos como “Oração”, “Como fazer pão”, “vídeo conferencia” e “Como receber o auxilio emergencial?” com alta classificação.

fonte: https://trends.google.com/trends/story/US_cu_4Rjdh3ABAABMHM_en_pt-BR


Anúncios

Dada à situação incerta em que agora nos encontramos, não é de admirar que as questões financeiras tenham se tornado uma das nossas principais preocupações. Então, o que podemos fazer para tornar a situação um pouco menos incerta? Vamos dar uma olhada.

Avalie seu estado financeiro 

FeedBack
Fonte: pixabay

Embora dar uma boa olhada em suas finanças seja um pouco menos atraente do que ficar deitado no sofá assistindo Netflix, é essencial se você quiser saber onde está e o quanto anda sua saúde financeira. Então, por onde você começa?

Primeiro, reúna seus extratos bancários e extratos de cartão de crédito (online ou em papel) e trabalhe sistematicamente em cada transação. Anote todos os pagamentos regulares que saem de cada conta, juntamente com o valor e a data. Exemplos disso podem incluir débitos de seguro residencial e de carro, academias e serviços de assinatura. Crie uma lista de pagamentos regulares e calcule o valor total gasto mensalmente.


Anúncios

Agora, observe todas as outras transações. Isso provavelmente incluirá gastos no supermercado ou posto de gasolina, compras de roupas e dinheiro gasto em entretenimento e alimentação. Agrupe essas transações em categorias e crie um total para cada categoria.

Em seguida, verifique quanto está entrando. Na maior parte, isso será constituído em grande parte pelo seu salario, no entanto, outras receitas podem advir de propriedades de investimento, ações ou assistência do governo. Se agora sua renda é reduzida devido ao fato de você estar tirando uma licença sem vencimento ou ficar desempregado, ajuste esses números de acordo, levando em consideração qualquer assistência governamental à qual possa ser elegível.

Por fim, avalie suas economias. A maioria dos especialistas recomenda que você economize seis meses ou mais de suas despesas regulares, mas para muitos isso simplesmente não é possível. No entanto, se você tiver um fundo de emergência, esse poderá ser sua fonte de renda. Você também deve levar em consideração todos os reembolsos que possa receber como resultado de cancelamentos relacionados ao coronavírus, como reservas de férias e ingressos de entretenimento.


Anúncios

Comece a cortar

Cut Money
Fonte: pixabay

Agora que você tem uma ideia melhor de sua saúde financeira, e pode ver onde poderá fazer alterações que permitirão reduzir e economizar. Mesmo que sua renda não tenha atingido tanto sucesso e você esteja praticamente na mesma posição em que estava antes do coronavírus começar a causar o caos, é uma boa ideia reduzir gastos e evitar gastos desnecessários.

Claro, sempre haverá coisas em que você precisa gastar dinheiro. Você precisa comprar comida para sua família, você precisa comprar gasolina para seu carro, você precisa pagar as contas. Fora dessas áreas, no entanto, você pode pensar em onde pode reduzir ainda mais. Para aqueles que podem ter problemas para fazer isso, a redução se tornou um pouco mais fácil desde o fechamento de certas empresas “não essenciais”.

Se você costuma gastar muito em comer e beber, isso não será mais um problema agora que os bares e clubes tiveram que fechar suas portas, e os restaurantes agora oferecem apenas serviços de entrega.


Anúncios

Os gastos com entretenimento também diminuirão com o fechamento de cinemas, boates e locais de música ao vivo. A socialização em geral se tornou um tabu, então qualquer lugar que você costumava sair para gastar dinheiro agora provavelmente está fechado.

Se você fez bom uso da sua academia ou não, o fechamento de todas as academias e instalações esportivas internas agora significa que você também está gastando menos em custos relacionados a esportes.

Os gastos com transporte provavelmente também diminuirão, pois não recomendamos viagens desnecessárias e o uso de transporte público. Para quem trabalha remotamente, seus custos de deslocamento, seja o custo de dirigir um carro ou carregar um cartão de viagem, eles reduzirão drasticamente.


Anúncios

Outros gastos

Quanto a outros gastos, você provavelmente gastará menos tempo passeando no shopping local, comprando coisas que provavelmente não precisava.

E os serviços de assinatura? Verificar quanto você gasta nessa categoria pode ser algo que abra seus os olhos. De acordo com uma pesquisa nos EUA, a maioria dos americanos subestima amplamente quanto gasta em serviços de assinatura. À primeira vista, a maioria estimava que o gasto mensal médio fosse de US$ 79, no entanto o gasto real era de US$ 237.

“Gamifique” com seu orçamento

Ok, então o conceito de orçamento está longe de ser emocionante. Quem quer entender os números e procurar economia quando há oito episódios de The Witcher para assistir, afinal? Se você estiver com problemas para entrar no orçamento (seja criando ou não um orçamento), convém tentar “gamificar” o processo.


Anúncios

Como isso funciona exatamente? Assim como Mary Poppins defendeu tomar uma colher de açúcar para ajudar o remédio a diminuir, você pode tornar seu orçamento mais agradável ao fazer um jogo com ele. Encontre maneiras de desafiar a si mesmo a gastar menos nas próximas semanas e meses, se isso significa limitar-se a um determinado número de transações por mês ou definir um limite de gastos em determinadas categorias e ver o quão longe você pode ir.

Quando você vence seus desafios de orçamento, pode encontrar maneiras gratuitas ou de baixo custo de se recompensar.

Consiga um acordo melhor

Cortar não significa se abdicar. Você também pode trabalhar para reduzir, obtendo um acordo melhor. O Banco Central recentemente cortou as taxas mais 0,5%. Mas isso não significa que todos os credores foram aprovados na íntegra. Verifique sua taxa de empréstimo à habitação para ver como ela se compara aos concorrentes. Você pode achar que o refinanciamento para se beneficiar de uma taxa mais competitiva permite economizar dinheiro, tanto a longo quanto a curto prazo.


Anúncios

Obviamente, conseguir um acordo melhor não significa refinanciar seu empréstimo. Você pode comparar ao redor para obter um acordo melhor em sua internet, gás, eletricidade ou seu plano de telefone celular. E o seu cartão de crédito? Sim, chegaremos a isso.

Maximize sua renda

Fonte: pixabay

Se você quiser melhorar sua segurança financeira, procure maneiras de complementar sua renda. Se você esta empregado, pode procurar empregos secundários que permitam trabalhar on-line em casa. Esteja ciente de possíveis fraudes e verifique se você não está pagando dinheiro para garantir um emprego que parece bom demais para ser verdade.

Para aqueles dispostos a trabalhar fora de casa, alguns setores estão procurando desesperadamente trabalhadores. Os supermercados não conseguem colocar comida nas prateleiras com rapidez suficiente e podem estar procurando pessoas para ajudar a empilhar prateleiras e aliviar os funcionários sobrecarregados em outros locais de suas lojas. Hospitais também podem precisando de trabalhadores para serviços gerais por exemplo.


Anúncios

Pagar a dívida do cartão de crédito

Ok, hora de conversar com cartões de crédito. Para alguns, os cartões de crédito se tornarão uma ferramenta essencial que facilitará sua jornada nessa crise. Para outros, os cartões de crédito apenas os colocam em mais problemas. Portanto, com isso em mente, discutiremos várias maneiras pelas quais você pode fazer com que seu cartão de crédito funcione, pois os tempos ficam mais difíceis financeiramente.

Em segundo lugar, ao usar o cartão, tente não gastar demais. Pense com cuidado nos seus gastos e defina um orçamento, se necessário. Você também deve criar um plano de pagamento para garantir que pagará todos os seus gastos antes que o seu saldo comece a acumular juros.

Procure ajuda

Se a sua situação financeira mudar ou você simplesmente não conseguir lidar com isso, seu primeiro passo deve ser procurar seus provedores financeiros. Muitos bancos e provedores de cartão de crédito agora estão oferecendo ajuda àqueles afetados financeiramente pelo coronavírus, portanto, visite o site deles ou ligue para conversar sobre o seu caso.


Anúncios

Embora não tenhamos encontrado nada específico em relação aos cartões de crédito no Brasil, atualmente, nos Estados Unidos, os provedores de cartões estão oferecendo alívio aos portadores de cartão que se encontram em dificuldades financeiras por causa do coronavírus. Por exemplo, o Apple Card está permitindo que os titulares ignorem o pagamento com cartão de crédito em março sem serem cobrados juros. Enquanto isso, o Bank of America isenta de taxas e de juros para os portadores de saldo mês a mês e aumenta os limites do cartão de crédito para permitir que os titulares do cartão comprem itens necessários sem estourar o cartão.

Podemos definir que, à medida que a situação avança aqui no Brasil, as empresas de cartão de crédito oferecerão algo semelhante. O mesmo pode se aplicar às operadoras de telefonia, prestadoras de serviços públicos e outras empresas. Portanto, se você estiver com dificuldades, procure o que está disponível para você. A maioria das decisões será tomada caso a caso.

Qual é o seu próximo passo?

Do corte à criatividade, existem várias maneiras de melhorar sua saúde financeira à medida que avançamos para um futuro ainda mais incerto. Em termos de cartões de crédito, tente usar esse tempo para aprender a usá-los melhor, para que você possa adicionar seu cartão de crédito à sua caixa de ferramentas financeiras, ajudando sua situação em vez de dificultá-la.


Anúncios

Confira em nosso site no menu cartão de crédito para descobrir tudo o que você precisa saber sobre como encontrar, comparar e usar cartões de crédito.

Isenção de responsabilidade: As informações contidas neste post são de natureza geral e não leva em consideração sua situação pessoal. Você deve considerar se as informações são adequadas às suas necessidades e quando apropriado, procurar aconselhamento profissional de um consultor financeiro.

Anúncios